Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

VII Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS
Interconectando Saberes
Nos dias 24 e 25 de outubro ocorreu a VII Mostra Integrada de Iniciação Científica, na qual as pibidianas apresentaram resultado dos trabalhos realizados nas escolas, na forma de pôster.
Este ano apresentei meu trabalho "Crianças em processo de Alfabetização", contextualizando a importância da Psicogênese da Língua Escrita no processo de alfabetização de alunos da turma do 1º ano do Ensino Fundamental.





domingo, 16 de outubro de 2016

Datas Comemorativas

 No mês de setembro os alunos da Escola Madre Teresa comemoraram a Semana Farroupilha com uma tarde muito divertida,  unindo todas as turmas. Teve vaca parada, laço, pipoca, música gaúcha, danças típicas regadas com muito chimarrão!
 A construção do conhecimento histórico se potencializa a partir do estudo de temáticas que tenham significância para os sujeitos envolvidos. Para Zamboni, “a reconstrução do passado é inteligível quando situado no universo conhecido pelo aluno e diretamente relacionado a seus interesses” (2002, p. 73). Dessa forma o trabalho com as datas comemorativas revestem-se de significados porque estão relacionados diretamente com o lugar o qual o aluno vive.








Referência:
ZAMBONI, E. O Ensino de História e a Construção de Identidade. In Boletim Pedagógico/PROEB 2001. UFJF/CPPAE. 2002.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Aulas de Matemática



Os alunos do 1º ano estão aprendendo matemática de uma forma lúdica, com atividades planejadas e formuladas pela professora da turma, compreendendo a imagem e quantidade referente aos números. Segundo Bezerra (2008) atividades práticas com materiais concretos (jogos, material dourado, dinheiro chinês, dentre outros) geralmente são eficazes para o entendimento de conceitos e relações numéricas, se planejadas criteriosamente pelo professor e realizadas considerando-se aspectos relativos às metodologias de ensino.


 


Referência
BEZERRA, M. C. A. As quatro operações básicas: uma compreensão dos procedimentos algorítmicos. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Natal, 2008.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Senhor Alfabeto


Durante o mês de julho foi desenvolvido o projeto de intervenção didática com a turma do 1º ano, foram propostas, semanalmente, diferentes atividades a partir da história do Senhor Alfabeto. Entre elas, leitura e escrita por meio de identificação de letras, relação da imagem e letra inicial, jogo de memória com as palavras da história, bingo de letras. Nestas atividades, os alunos leram e testaram suas hipóteses de escrita, considerando o contexto da escola e da sala de aula. 



TRABALHANDO COM RÓTULOS



  
Os alunos do 1º ano utilizaram rótulos de supermercado para o desenvolvimento da leitura e escrita. 
Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita. O gênero textual rótulos ajuda o aluno no processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.



segunda-feira, 4 de julho de 2016

A turma do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Madre Teresa é composta por 22 alunos, 13 meninos e 9 meninas.
A professora da turma "Professora Elza" é muito dedicada com seus alunos, mesmo sendo uma turma, consideravelmente grande, ela está sempre trazendo coisas diferentes que chamam a atenção dos alunos e ao mesmo tempo envolvem a família e a comunidade na escola.
Ao longo de todo mês de maio a turminha levou para casa um Boneco chamado Bichinho Diferente, que contém 26 patinhas, correspondentes as letras do alfabeto, em suas costas o bichinho carrega um diário e um alfabeto móvel, que visita á casa dos alunos e volta contanto o que descobriram juntos.
Na sala de aula o Bichinho diferente acompanha os alunos diariamente, auxiliando-os com suas patinhas.




Esse ano meu trabalho como bolsista PIBID/Pedagogia FACOS vai ser com a turminha do 1º ano do Ensino fundamental da Escola Madre Teresa
Na primeira semana em que fui observá-los fomos visitar a Exposap, evento que ocorre na cidade todos os anos.
Os alunos assistiram ao show do grupo Zoando Som, foi uma tarde muito divertida.